top of page

Parque das Águas de
Lambari

12072021-_MG_5051.jpg

Praça Conselheiro, R. João Almeida Lisboa,

Lambari, Minas Gerais
 

Segundo a tradição local as fontes de águas minerais foram descobertas na década de 1780 nas terras do fazendeiro Antônio de Araújo Dantas. A partir da grande descoberta, o local passou a atrair um grande número de pessoas que desejavam melhorar seus males.  Essas nascentes originariam as Águas Virtuosas, hoje Lambari.
O Parque das Águas, situado no centro da cidade associado ao clima agradável da cidade e as belezas naturais passou por uma longa trajetória de benfeitorias iniciadas no século XIX com cercados de esteiras, uma casa de banhos de alvenaria com dois tanques alimentados pelas águas. Ainda no Século XIX as águas passaram a ser explorados pela empresa de águas minerais Lambari Cambuquira. Já no início do século XX passou por várias melhorias, inclusive a construção de um pavilhão em ferro fundido, o Mercado de Flores, Coreto dentre outras benfeitorias.
Após todas as benfeitorias, o Parque das Águas chegou a ser explorado por várias empresas as quais contribuíram com o que o Parque das Águas é hoje.
Um dos principais aspectos estão as fontes de águas que são ferruginosas, gasosas, alcalinas, magnesiana e até picante. São geralmente procuradas para tratamento de doenças dos rins, arteriosclerose, hipertensão arterial, intoxicação, dentre outras doenças, como também usada para outros fins. 
O Parque das Águas inserido na malha urbana é circundado por um passeio revestido em pedra portuguesa com desenho de peixes e outros adornos, possui também postes bem localizados por toda sua área e um conjunto de edificações, fontes gruta,  dentre outras benfeitorias.

____________________________

Referência

IPAC - Inventário do Patrimônio Cultural de Lambari/ Arquivos do Patrimônio Cultural de Lambari - Prefeitura Municipal

GALERIA DE IMAGENS
Fotos de Uillian Santiago

12072021-_MG_5073

TODOS DIREITOS RESERVADOS

CULTURA DAS GERAIS TRANSP.png
bottom of page